DEZ ANOS DO SBQP

O Simpósio Brasileiro de Qualidade do Projeto no Ambiente Construído é uma iniciativa da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC), a partir de um de seus Grupos de Trabalho (GT's) intitulado “Qualidade do Projeto”.

 

Atualmente, o GT Qualidade do Projeto é o terceiro maior grupo do sistema ANTAC e reúne pesquisadores e profissionais que desenvolvem pesquisas sobre coordenação, desenvolvimento e avaliação de projetos de arquitetura e engenharia, bem como sobre a gestão das empresas e empreendimentos, com foco na gestão do processo de projeto e avaliação pós-ocupação. O GT também se caracteriza como um ambiente colaborativo entre a comunidade científica, as agências de pesquisa, as instituições governamentais, as associações e entidades de classe, e, particularmente, as empresas de projeto, os profissionais ligados à produção do ambiente construído e a sociedade. Desse modo, o GT promove eventos e fomenta o desenvolvimento de projetos entre a rede de pesquisadores ligados às diferentes universidades e institutos de pesquisa, com objetivo de difundir conhecimento e promover novos canais para desenvolvimento, apresentação e discussão de pesquisas desde 2009.

 

Ao completar dez anos, o SBQP apresenta o tema “Projetar para quem? Desafios locais frente às mudanças globais" com o objetivo de discutir os elementos determinantes que compõem a prática contemporânea de projeto de arquitetura e urbanismo tendo como questionamento principal a quem tais projetos se destinam. Em face a uma gama variada e diversa de agentes e condicionantes envolvidos no processo de projeto atual, pretende-se discutir as múltiplas abordagens nos cenários locais frente às mudanças globais.

O primeiro SBQP ocorreu em novembro de 2009 na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP), em São Carlos - SP, e contou com palestrantes internacionais e nacionais, mesas-redondas e sessões técnicas, tendo 151 pessoas inscritas. Os eventos subsequentes ocorreram em novembro de 2011, no Rio de Janeiro - RJ, em novembro de 2013, em Campinas - SP, e em agosto de 2015, em Viçosa - MG, e em outubro de 2017, em João Pessoa - PB. Todos eles mantiveram as características e formato inicial incluindo palestrantes internacionais e nacionais, mesas-redondas e sessões técnicas, porém a quantidade de participantes cresceu para 250 pessoas no SBQP 2015 e em 2017, 306 artigos foram publicados nos anais do evento, demonstrando a consolidação do evento na área.

 

VEJA ABAIXO O QUADRO COMPARATIVO DAS EDIÇÕES DO SBQP

Equipe de organização do SBQP&TIC 2013: Profª. Regina Ruschel (esq.), o doutorando André Araujo (Co-Chair do SBQP2019) e Profª. Doris Kowaltowski (dir.), em Campinas.

SBQP 2019

  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

Fale conosco

Política de Privacidade

Website feedback

Universidade Federal de Uberlândia

Avenida João Naves de Ávila, 2121

Bloco 1i Campus Santa Mônica
UBERLÂNDIA - MINAS GERAIS - BRASIL

Copyright © 2018