top of page

TEMA E SUBTEMAS

As cidades e os edifícios representam o habitat do homem contemporâneo e têm grandes e multivariadas implicações na qualidade de vida das pessoas. ​​​O rigor no processo de projeto se faz necessário quando se busca a qualidade no ambiente construído, particularmente considerando a complexidade do ambiente contemporâneo, que exige soluções de projeto mais elaboradas, multidisciplinares e integradas. Neste contexto, do planejamento ao uso, os diversos agentes intervenientes em cada etapa do ciclo de vida do edifício, demandam ampla compreensão quando aos elementos que condicionam o projeto, além da hierarquização das demandas em relação à qualidade do ambiente construído. 

Por outro lado, vivemos em uma “era das especializações” na qual demandas específicas, e cada vez mais complexas, de ordem local, regional e/ou global, têm se colocado como direcionadoras nos processos de projeto, fazendo nos questionar: projetar para quem? Possíveis respostas podem ser categorizadas: agentes, prática, agendas, tecnologia, desempenho e academia. Atualmente, face às demandas da sociedade – particularmente aquelas relacionadas à produção de edificações, bairros e cidades sustentáveis, acessíveis e eficientes – o número de especialidades a serem consideradas no processo de projeto aumentou consideravelmente. A partir do projeto arquitetônico, os projetos complementares, suplementares e especiais necessitam de uma coordenação eficaz, que considere as modernas técnicas de gestão associadas ao uso das possibilidades oferecidas pelas ferramentas da tecnologia de comunicação e informação. Daí a relevância em estudar a questão da qualidade do processo de projeto, da concepção à entrega e avaliação da edificação, sempre considerando todos os intervenientes.​

desenhosBrunaRosa.png

Desenhos da estudante Bruna Rosa durante o processo criativo do logotipo do evento em meados de 2018.

1.png

Agentes

Gestão e processo de projeto
Abrange os diferentes agentes envolvidos na gestão e processo de projeto; programação e coordenação de projetos; gestão de empresas de projeto (privadas e públicas) e gestão integrada dos sistemas (qualidade, meio ambiente e segurança). Percepção ambiental e protocolos do processo de projeto; impactos das novas tecnologias e demandas locais e globais no processo de projeto.

2.png

Prática

Atuação profissional e valorização do projeto

Abrange a prática profissional de projetos (contratação, escopo e valorização); estímulo à criatividade (inovação, métodos e ferramentas); mercado imobiliário e novas tendências.

3.png

Agendas

Sustentabilidade, eficiência e qualidade no projeto

Compreende o projeto e a qualidade ambiental; Parâmetros e indicadores de qualidade; eficiência no uso de recursos e certificação ambiental; recomendações de agendas e acordos locais e globais.

Tecnologia

4.png

Integração da informação no projeto

Abrange o processo de projeto integrado e colaborativo; gestão do conhecimento empregado nos projetos; aplicativos e ferramentas de apoio ao projeto (CAD, BIM); ambientes colaborativos; prototipagem rápida; simulação computacional e projetos; sistemas informatizados de avaliação de projetos; impacto das novas tecnologias na produção, uso e manutenção do ambiente construído.

5.png

Desempenho

Processos avaliativos: do projeto a pós-ocupação

Abrange o atendimento às demandas dos usuários e desempenho do ambiente construído; os métodos e práticas de avaliação de desempenho (APP e APO) e retroalimentação do processo de projeto.

6.png

Academia

Ensino e crítica do projeto

Abrange os conteúdos discutidos e praticados no âmbito da academia; ensino e crítica do projeto na graduação e pós-graduação; gestão do conhecimento empregado nos projetos e das ferramentas computacionais de apoio ao projeto; novas competências necessárias no atendimento às demandas locais e globais.

bottom of page