ARQUITETURA E URBANISMO E DESIGN

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design (FAUeD) tem sua origem em 2001, a partir de um amplo debate ocorrido no âmbito da UFU acerca da reorganização das unidades acadêmicas, institucionalizado pela Resolução 05/99, de 21 de dezembro de 1999, do Conselho Universitário. Seu nome original era Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, congregando os cursos de graduação em Decoração e em Arquitetura e Urbanismo, que até então integravam o Departamento de Artes Plásticas.

O Curso de Decoração foi criado em 1972 e reconhecido em 1977 pelo Conselho Federal de Educação. Nesse momento, integrava o Curso de Licenciatura em Desenho e Plástica da Faculdade de Artes da Universidade de Uberlândia, sob direção de Cora Pavan de Oliveira Caparelli, que congregava, num currículo básico comum, as formações em Artes Plásticas (que deu origem ao atual Curso de Artes Visuais da UFU) e em Comunicação Visual (que foi extinto), além da Licenciatura em Música.  Em de 1978 com o processo de federalização da Universidade, criou-se o Departamento de Artes Plásticas, congregando os cursos da Antiga Faculdade de Artes.

 

Em 1984, houve uma importante reformar curricular que implantou o Curso de Decoração - Composição de Interiores, integralmente independente do Curso de Licenciatura em Artes - embora mantendo algumas disciplinas em comum - constituindo-se também a Coordenação de Curso própria no âmbito do Departamento de Artes Plásticas (atual Departamento de Artes da UFU).

 

Em 1996, ainda no âmbito do Departamento de Artes Plásticas, foi implantado o Curso de Arquitetura e Urbanismo, com a coordenação em comum com o Curso de Decoração – Composição de Interiores. Em 2001, com a constituição da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, o Curso de Arquitetura e Urbanismo passou a contar com uma Coordenação própria, independente do Curso de Decoração. Nesse mesmo ano, o Curso de Arquitetura e Urbanismo obteve seu reconhecimento pelo Conselho Federal de Educação e mantem o conceito 5 no exame do ENADE desde as suas origens.

 

Em 2007, para atender as novas diretrizes curriculares estabelecidas pelo MEC, foi implantado o curso de Design de Interiores, em substituição ao antigo Curso de Decoração, que obteve seu reconhecimento do Conselho Federal de Educação em 2011. Em 2009, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo passou a se chamar Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design.

 

Em 2013, teve início o Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo com a abertura do Mestrado Acadêmico reconhecido pela CAPES na 142ª reunião do CTC/ES. O Programa conta com duas Linhas de Pesquisa: a) Arquitetura e cidade: História, Teoria e Conservação e; b) Processo Urbanos, Projeto e Tecnologia.

O estudante Renato Carriti e a Profª. Themis Martins em discussão sobre a verticalidade urbana durante a disciplina Ateliê de Projeto Integrado VIII.

  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

Fale conosco

Política de Privacidade

Website feedback

Universidade Federal de Uberlândia

Avenida João Naves de Ávila, 2121

Bloco 1i Campus Santa Mônica
UBERLÂNDIA - MINAS GERAIS - BRASIL

Copyright © 2018