top of page

ACADEMIA

servletrecuperafoto_edited_edited.png

Professor da graduação e pós-graduação e orientador de mestrado e doutorado do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - IAU USP. Editor da revista Gestão & Tecnologia de Projetos. Líder do grupo de pesquisa Arquitetura, Inovação e Tecnologia - Arquitec IAU USP. Livre - Docente em Arquitetura, Urbanismo e Tecnologia pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo - EESC USP (2008), Doutor em engenharia pela Escola Politécnica da USP (2002) e mestre em Arquitetura e Urbanismo pela EESC USP (1996).. 

servletrecuperafoto (1)_edited.png

Arquiteto e urbanista, professor e pesquisador. Tem graduação em Arquitetura e Urbanismo pela FAUUSP (1999) e mestrado em engenharia elétrica pela Poli-USP (2006).

Realizou o doutorado (2013) e conduziu pesquisas de pós-doutorado (2014) na FAUUSP, focando no uso de modelos físicos e conceituais no processo projetual. É pesquisador associado ao grupo de pesquisa CNPq "Representações: Imaginário e Tecnologia" (RITe) e orientador no programa de Pós-graduação na FAUUSP.

PauloAndery_edited_edited_edited.png

Professor do Departamento de Engenharia de Materiais e Construção da Universidade Federal de Minas Gerais. Possui graduação em Engenharia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1985), mestrado em Engenharia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990) e doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997). 

WhatsApp Image 2019-09-12 at 20.53_edite

Professora Titular da Universidade Federal de Pelotas e atuando no curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo (1980) e no Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo ­ PROGRAM ( 2008). Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975), mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela UFRGS (1983) e doutorado em Estruturas Ambientais Urbanas pela USP (1998).

WhatsApp Image 2019-09-12 at 20_edited.j

Professora titular do Departamento de Tecnologia da Arquitetura da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1987), Master in Engineering – Nagoya University (1991), doutorado (1997) e livre-docência pela Universidade de São Paulo (2010). 

WhatsApp Image 2019-09-12 at 21.00_edite

Concluiu o doutorado em Arquitetura e Urbanismo [Sp-Capital] pela Universidade de São Paulo em 1988. Atualmente é professora titular da Universidade de São Paulo. Publicou mais de 33 artigos em periódicos especializados e mais de 117 trabalhos em anais de eventos internacionais ou nacionais. Possui mais de 37 capítulos de livros ou livros publicados ou co-organizados e, ainda,mais de 280 itens de produção técnica.

Silvia_Pina_edited.jpg

Silvia Aparecida M. Pina | UNICAMP

Arquiteta e urbanista, é Livre Docente pela UNICAMP em Habitação Coletiva Contemporânea e Projetos de Interesse Social. Possui mestrado e doutorado pela Universidade de São Paulo. É docente na UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas, onde atua no curso de Arquitetura e Urbanismo e no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura Tecnologia e Cidade da UNICAMP, do qual foi coordenadora desde sua implantação até 2014. 

team_9_edited.png

Professora titular na UFRN, mantendo atividade didática e de pesquisa na graduação e pós-graduação, nos campos de Projeto Arquitetônico e Psicologia Ambiental, e também pesquisadora com bolsa de Produtividade do CNPq, vinculada ao grupo de pesquisa Inter-Ações Pessoa-Ambiente (UFRN) e ao grupo de pesquisa Projetar (UFRN). É arquiteta-Urbanista e Psicologa (Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN), com mestrado e doutorado em Estruturas Ambientais Urbanas (Universidade de São Paulo), e pós-doutoramento em Arquitetura (Universidade de Lisboa). 

MG_3958a_baixa-200x300_edited_edited.jpg

Antônio Tarcísio da Luz Reis| UFRGS

Professor titular da Faculdade de Arquitetura e do PROPUR (Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional), onde foi Coordenador (de 2009 a 2013), na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, consultor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, da CAPES, e revisor de periódicos. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980), doutorado pela Post-Graduate Research School - Oxford Brookes University (1992) e pós-doutorado pela University of Sydney (2003).

Monica_Salgado5_edited.jpg

Mônica Santos Salgado | UFRJ

Professora Titular da UFRJ. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura (PROARQ FAU UFRJ - Nota 6 na CAPES) entre 2016/2017 sendo reconduzida ao cargo para o período 2018/2019. Foi Coordenadora do Curso de Graduação em Engenharia Civil (POLI UFRJ - 2000/2002). Realizou o pós-doutorado como bolsista CAPES COFECUB na École Nationale Superieure d'Architecture de Toulouse (ENSAT - 2010), Doutorado em Engenharia de Produção pela COPPE UFRJ (1993/1996) . Mestrado em Arquitetura pelo PROARQ FAU UFRJ (1990/1992) e Graduação em Arquitetura pela FAU UFRJ (1981/1986). 

gabriela_celani_edited.jpg

Gabriela Celani | UNICAMP

Gabriela Celani é arquiteta e mestre pela FAU-USP e PhD pelo MIT, onde foi orientanda e assistente de pesquisa e de ensino de William Mitchell e de Terry Knight. É também livre-docente pela Unicamp e pós-doutora pela Universidade Técnica de Lisboa, onde atuou como docente junto ao prof. José Pinto Duarte. Desde 2004 é pesquisadora e docente do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicamp, onde criou o Laboratório de Automação e Prototipagem para Arquitetura e Construção (LAPAC) e o grupo de pesquisas Teorias e Tecnologias Contemporâneas Aplicadas ao Projeto.

Claudia_Amorim7_edited.jpg

Claúdia Naves D. Amorim | UNB

Professora Associada da Universidade de Brasília (UnB), atual coordenadora do Laboratório de Controle Ambiental (LACAM). Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (1987), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (1997) e doutorado em Tecnologias Energéticas e Ambientais na Università degli Studi di Roma "La Sapienza" (2001), com tese desenvolvida no Politecnico di Milano (Italia) e ZAE Bayern - Wuerzburg (Alemanha). 

bottom of page