top of page

PRÁTICA

daniel toledo (1)_editado_editado.jpg

Daniel Toledo

Königsberger Vannucchi Arquitetura

Daniel Toledo é graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo – POLI/USP. Ingressou no Königsberger Vannucchi em 2013, e tornou-se sócio do escritório em 2016. Fundada em 1971, a Königsberger Vannucchi Arquitetura atua no desenvolvimento de projetos urbanos, residenciais, comerciais, hoteleiros, varejistas, institucionais e de uso misto. Responsável pelo projeto de empreendimentos premiados nacional e internacionalmente, o escritório já realizou mais de 1000 projetos, destes 340 já construídos. Formado por uma equipe multidisciplinar, diversa e, acima de tudo, apaixonada por arquitetura e design, o escritório busca criar e desenvolver soluções singulares que integrem as necessidades de nossos clientes, dos usuários e da vizinhança. A entrega e a geração de valor se dão através da harmonia entre design, técnica e serviço, aperfeiçoados por meio de um processo permanente de evolução de nossas práticas.

carlos alberto maciel pb 600x600_editado

Carlos Alberto Maciel

Arquitetos Associados

Carlos Aberto Maciel é arquiteto, mestre e doutor em Teoria e Prática de Projeto na Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais, onde é professor de projeto. É sócio-fundador do Arquitetos Associados, estúdio colaborativo com sede em Belo Horizonte, Brasil, com um forte trabalho no desenho de espaços públicos e instalações culturais, incluindo várias galerias de arte no Centro de Arte Contemporânea Inhotim. A partir desse conjunto de trabalhos, eles receberam importantes prêmios brasileiros e internacionais, como três indicações para o Prêmio de Arquitetura MCHAP - Mies Crown Hall Americas Prize, e três prêmios da BIAU - Bienal Iberoamericana de Arquitetura e Urbanismo. Suas pesquisas dizem respeito à integração entre as ideias de infraestrutura, arquitetura e cidade, enfocando temas como obsolescência programada, mutabilidade, crescimento e indeterminação funcional.

1.jpg

Gustavo Utrabo

Estúdio Gustavo Utrabo

O Estúdio Gustavo Utrabo tem o desejo de ampliar o campo da arquitetura, unir pessoas e pensar o futuro através de medidas sustentáveis e inclusivas. Gustavo Utrabo, fundador do estúdio, formou-se em 2010 no curso de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná, entre suas principais premiações estão o RIBA (Royal Institute of British Architects) International Prize (2018), o RIBA International Emerging Architect (2018), prêmio Tomie Ohtake AkzoNobel de arquitetura (2017), prêmio APCA, Terceiro Lugar no Prêmio Oscar Niemeyer para Arquitetura Latino-americana (2018), finalista no Prêmio Mies Crown Hall Americas Emerge - IIT College of Architecture Chicago (2018) e no prêmio Harvard Wheelwright (2018). Gustavo já contribuiu em palestras e outras atuações em instituições como Harvard GSD, IIT em Chicago, University of Hong Kong, na qual foi professor convidado e lecionou em um estúdio com seu nome no mestrado de arquitetura, Future Architecture Platform -  Ljubljana, RIBA - Londres, entre outros.

2.jpg

SIAA é um coletivo de arquitetos associados com formações e experiências distintas. Valorizamos a prática profissional e as pesquisas acadêmicas como oportunidades para projetar e refletir sobre questões pertinentes aos temas relacionados a arquitetura, cultura e cidade.

A participação em concursos é tratada como um exercício recorrente de reflexão e debate coletivos, permitindo investigar conceitos arquitetônicos diversos a partir do enfrentamento projetual em diferentes sítios, programas, escalas, sistemas construtivos e formas de representação gráfica do espaço. Cesar Shundi Iwamizu é arquiteto e urbanista formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo em 1999, Mestre pela FAUUSP com a pesquisa “A Estação Rodoviária de Jaú e a dimensão urbana da arquitetura” em 2008, Doutor pela FAUUSP com a Tese “Eduardo de Almeida, reflexões sobre estratégias de projeto e ensino” em 2015. Professor de projeto de arquitetura na Escola da Cidade (2005 – 2014), SENAC (2015 – 2018, FAU USP (2016 – 2017) e FAU Mackenzie (desde 2018). Atualmente, é coordenador da disciplina Estúdio Vertical da AEAUSP | Escola da Cidade.

3.jpg

Jorge Mário Jáuregui

Atelier Metropolitano

Jorge Mário Jáuregui é arquiteto urbanista com escritório no Rio de Janeiro (Atelier Metropolitano). Através de sua prática profissional tem desenvolvido um pensamento teórico-crítico sobre as questões sócio-espaciais contemporâneas apresentadas no livro “Estratégias de Articulación Urbana”. Entre seus principais prêmios e distinções estão: Doutor Honoris Causa pela Universidad Nacional de Rosario, Argentina; Verônica Rudge Gree Prize in Urban Design, Harvard University, Graduate School of Design, GSD; Grande Prêmio da 4ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo; Primer Premio de Investigación, III Bienal Iberoamericana de Arquitectura, Santiago de Chile; World Exhibition of Contemporary Art, expositor convidado da Documenta 12, Kassel, Alemanha e Museum of Modern Art, (MoMa) Nova York, expositor convidado   de “Small Scale, Big Change: New Architectures of Social Engagement”. Jáuregui é autor de mais de quinze projetos de urbanização de favelas, o projeto de urbanização do Complexo do Alemão, o projeto de urbanização para o Complexo de Manguinhos e o projeto de urbanização de Domingo Sávio, na República Dominicana.
 

Luciano_02_edited.jpg

Luciano Margotto

REPUBLICA Arquitetura

Luciano Margotto possui graduação (1989), mestrado (2001) e doutorado (2016) em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo. É professor de Projeto de Edificações desde 1994; atualmente é professor da FAU USP (desde 2018) e na FAU Mackenzie (desde 2002). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projeto de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: projetos de edificações e projetos de renovação urbana. Dirigiu o escritório Núcleo de Arquitetura entre 1988 e 2010, associado a outros colegas arquitetos. Desde 2010 dirige o escritório REPUBLICA  Arquitetura, onde realiza projetos de naturezas e escalas variadas, apto aos desafios contemporâneos. Busca como síntese uma obra que, observando também as raízes culturais de cada contexto e o valor artesanal da arquitetura, coloca lado a lado uma intensa e necessária especialização técnica com um profundo e indispensável humanismo.

bottom of page